Criar um perfil no Instagram não é difícil. Basta dar um Google, que uma série de opções de tutoriais são disponibilizados pelo buscador. Porém, ter um perfil na rede social não é garantia de que você, como empreendedora, irá vender o seu serviço, não é mesmo?
E se você pudesse ter um perfil que realmente vende? Se soubesse fazer as coisas da forma certa, se sentiria mais realizada? Se você se sentisse com mais segurança pra vender e as pessoas engajassem com seus posts…Você teria mais vontade de produzir conteúdo? Seria mais fácil não errar?
Pois é… Não seria incrível parar de viver de sonhar e realizar?
Tudo isso só se torna possível quando você cria um perfil no Instagram ideal para vender! E é isso que você irá aprender nesse artigo. Acompanhe!
Como criar um perfil no Instagram infalível para vendas
A primeira coisa que você precisa ter é um NICHO. Ou seja, nossos produtos e serviços só existem para resolver o problema de um grupo de pessoas. Essas pessoas que são o nosso público. Dessa forma, nicho é o grupo de pessoas que você decide ajudar e focar a sua comunicação.
Existe um livro chamado Essencialismo, nele o autor Greg MCKeown explica a importância de concentrar a energia em coisas pontuais ao invés se dispersar com vários projetos diferentes.
Veja essa imagem acima. Imagine que o gráfico da esquerda é você envolvida em um monte de projetos diferentes, falando de vários temas em seu perfil do Instagram e vendendo para personas diferentes. Perceba que quando você direciona a sua energia para muitos caminhos, você não chega a lugar algum.
Agora, quando você foca em uma única direção, fica muito mais fácil, e rápido, chegar aonde deseja, não é mesmo? Por isso, defina o seu nicho o quanto antes!
Se você deseja criar um perfil no Instagram direcionado para vender sua prestação de serviço, você deve escolher uma coisa só para falar. Esse é o início da sua estratégia de vendas.
Lembre-se: Quando você tenta falar de tudo, acaba não falando de nada. E mesmo que seu Instagram cresça em seguidores, você não vai crescer em vendas. Então aprenda o quanto antes a definir a sua persona e o seu nicho.
O que não pode faltar no seu perfil do Instagram
Quando uma empreendedora decide aprender como criar um perfil no Instagram ideal para vender sua prestação de serviço, ela deve estar atenta aos seguintes pontos:
- Foto de qualidade;
- Bio;
- Destaques;
- Visual.
E aqui vamos entender o que é importante em cada um deles.
Priorize ter uma foto de qualidade
A foto do perfil é muito importante, pois é a primeira coisa que irá chamar a atenção de quem está te conhecendo no Instagram. Ela gera autoridade e, portanto, você deve buscar passar uma boa impressão.
É essencial que você use uma foto do seu rosto, ao invés de promover a sua marca, por exemplo. E há dois motivos para você fazer isso:
– o Instagram é uma rede social, em que as pessoas desejam se relacionar com outras pessoas. Então, faz todo o sentido você, como prestadora de serviço, destacar o seu rosto;
– você quer ser lembrada e reconhecida, então se faça presente por meio da sua imagem na sua foto de perfil.
Além de mostrar o seu rosto, você deve ter outros cuidados, ao escolher a sua foto de perfil do Instagram:
- escolha uma imagem nítida e de alta qualidade;
- priorize uma foto em que você esteja de frente, olhando para a câmera, e de preferência sorrindo;
- evite estar de óculos escuros e cuide para não cortar a sua cabeça;
- cuide para que o fundo seja neutro, para que o seu rosto fique em destaque.
Organize a sua Bio
Quando o seu objetivo é vender, se apresentar de maneira efetiva na sua Biografia do Instagram é muito importante. Concorda?
Além de informar aos visitantes sobre o que você faz e que tipo de conteúdo se propõe a entregar, a sua bio também ajuda no fortalecimento da sua marca, a gerar autoridade, conquistar mais seguidores e até, vender para eles!
Para construir uma descrição que consiga sintetizar o que você oferece, e ainda gerar conexão com a audiência, é importante ter os seguintes itens:
- Promessa clara, pois as pessoas precisam entender como você irá ajudá-las;
- Autoridade para demonstrar que você é especialista em um determinado assunto;
- Link direcionando para outro espaço, seja Whatsapp, Telegram ou site, para você se aproximar das pessoas em diversos espaços, não só dentro do Instagram.
Tenha Destaques estratégicos
Ao criar um perfil no Instagram, você tem a opção de utilizar o recurso dos Destaques, que funcionam como uma vitrine do seu negócio. Por meio deles, é possível direcionar e informar aos novos visitantes, conteúdos que expliquem os motivos que eles devem seguir o seu perfil.
Os Destaques devem ser utilizados de maneira estratégica, já direcionando a intenção de vender para a audiência. Dessa forma, é importante trazer os seguintes pontos:
- Apresentação: Fale quem é você, qual é seu universo, onde você está, porque você tem esse perfil, qual sua intenção, o que você vai ajudar, o que a pessoa vai ganhar;
- Autoridade: Compartilhe coisas mostrando o quanto você é uma especialista no seu nicho;
- Contraintuitivos: Se posicione falando o que você concorda e discorda do seu mercado e da vida;
- Produtos: Fale sobre o serviço que você vende (seus atendimentos, consultorias, mentorias, etc.);
- Objeções: Fale sobre as objeções que as pessoas têm em relação ao seu serviço, o que elas mais reclamam e as impedem de te contratar;
- Dúvidas: Compartilhe as dúvidas que se repetem no seu perfil, aquilo que as pessoas sempre te perguntam.
Além desses pontos, você não pode deixar de utilizar capas personalizadas nos seus Destaques, de acordo com a sua identidade visual.
Tenha uma identidade visual definida
Se você está começando a criar um perfil no Instagram ideal para vender prestação de serviço, o que você precisa saber sobre identidade visual neste momento é: não importa se seu feed é bonito, mas é imprescindível que ele transmita a sua personalidade.
Reflita quem é você e que tipo de imagem quer passar.
E a partir disso, traga toda a sua identidade visual alinhada com quem você é com a imagem que deseja transmitir para as pessoas. Lembrando que tudo comunica: suas roupas, suas fotos, seu life style, as cores que você escolhe e a linguagem que você utiliza.
Agora que você aprendeu já sabe como criar um perfil no Instagram ideal para vender prestação de serviço, aplique tudo e não deixe de me marcar @patyjanczak, para eu ver como o seu perfil ficou!
E se você quer aprofundar ainda mais esse conteúdo, assista à aula abaixo, em que eu trago mais exemplos práticos de como criar um perfil infalível para vendas!
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