É evidente que a forma de vender, fazer negócios, se comunicar e se relacionar com o mercado mudou completamente, nos últimos anos. O posicionamento digital tornou-se obrigatório. E investir tempo, conhecimento e recursos no Marketing Digital é uma necessidade de todos os profissionais, independente da área de atuação.
Dessa forma, o negócio que ainda não migrou para o mundo digital está com os dias contados. Definitivamente, não basta apenas, migrar para o online, é necessário cada vez mais, saber se posicionar.
Isso porque, na ansiedade de “ir para o digital”, os profissionais deixaram de lado a estratégia. Igualmente, é muito comum vermos conteúdos em blogs, sites e redes sociais que não possuem nenhuma relação com o que o negócio da pessoa faz.
De modo que, “estar na internet” gerou uma confusão interna tão grande nas pessoas, que elas deixaram inclusive, de ter clareza sobre o que realmente fazem. Desejando:
- “humanizar a marca”,
- “conquistar seguidores”,
- “aumentar engajamento”,
vemos hoje profissionais investindo seu tempo para produzir dancinhas e mensagens motivacionais, que aparentemente geram interesse, porém, não têm conexão alguma com os seus negócios.
Como consequência, esses profissionais perdem a oportunidade de desenvolver autoridade e conquistar reconhecimento.
Portanto, para acabar de uma vez por todas com as dúvidas sobre a importância de investir de maneira estratégica no seu posicionamento digital, é que eu preparei este artigo. Confira abaixo como conquistar autoridade e reconhecimento.
Entenda a importância do posicionamento digital para o seu negócio
A melhor maneira de entender a importância de se posicionar na internet é fazer o seguinte exercício:
Imagine que você queira iniciar a prática de exercícios físicos, e para isso, irá buscar um profissional que te ajude. O que você faz? É muito provável que você acesse o Google e digite “personal trainer em *nome da sua cidade*”, não é mesmo? Logo, você espera encontrar uma lista de opções de especialistas que podem te ajudar.
Dessa forma, diante do resultado da sua busca, o próximo passo a ser dado é você pesquisar cada uma das opções. Enfim, você verifica quais informações estão disponíveis destes profissionais. Se eles possuem site, redes sociais, fotos, indicações e formas de contato.
Agora, vamos imaginar que você está diante de duas opções:
- um profissional que, em suas redes sociais, é ativo, presente, mostra em vídeo como o seu trabalho funciona, traz opiniões dos seus alunos, explica como você pode praticar exercícios de maneira correta, conta com um life style saudável e se exercita diariamente;
- e o outro profissional que, em suas redes sociais, traz somente fotos do seu local de trabalho, posta frases motivacionais e Reels engraçados, e no fim-de-semana, compartilha a saída para a balada com os amigos.
Qual desses dois profissionais você teria mais confiança em contratar para te ajudar?
Definitivamente o primeiro, não é mesmo? Essa é a importância de se posicionar de maneira estratégica na internet! Dessa forma, mesmo sem conhecer os profissionais, a partir do que você encontrou sobre eles, dos conteúdos que estão entregando, você criou uma imagem na sua cabeça sobre cada um deles.
Posicionamento Digital consiste na forma como você é visto na internet
Autoridade e reconhecimento profissional são consequências de quem sabe se posicional de maneira correta. Ou seja, tem a capacidade de transferir uma ideia para a mente da audiência, consistente com a imagem que se busca ter do próprio negócio.
Assim, entender isso é de extrema importância. Porque não basta apenas querer conquistar determinada posição no digital. O que determina realmente é a maneira como você interage com a audiência, por meio dos seus conteúdos, criando e contribuindo para a formação da imagem que você deseja que tenham do seu trabalho.
Como ter posicionamento digital de maneira consistente?
Agora que você já entendeu a importância de construir sua autoridade e alcançar reconhecimento, veja 5 passos simples ter um posicionamento digital de maneira consistente e que gere resultados:
1 – Fuja das métricas de vaidade
Aqui vai uma revelação: o número de seguidores não é indicativo de sucesso!
Ter 5 mil de seguidores no Instagram, por exemplo, não tem utilidade alguma quando essas pessoas não possuem real interesse no seu negócio.
Por outro lado, ter 500 seguidores fiéis que consomem os seus produtos e geram engajamento, pode proporcionar resultados muito superiores. Afinal, se você busca resultados efetivos, precisa deixar de lado essa métrica de vaidade e reunir esforços para transformar seguidores em clientes.
2 – Mantenha uma presença digital consistente
É fundamental manter uma presença digital consistente e uma frequência nas postagens do seu conteúdo.
Dessa forma, o objetivo deve ser inserir a sua presença na vida da sua audiência – fazendo com que você seja lembrado constantemente.
3 – Reconheça as características do seu negócio
É muito importante reconhecer as características do seu negócio para entender quais ações são mais efetivas para o seu posicionamento digital.
Logo, tentar levar insistentemente a audiência ao momento da compra, sem que ela esteja preparada, pode ser um tiro no pé.
4 – Gere engajamento
De nada adiante ter milhares de seguidores, se eles não interagem contigo, não é mesmo?
Acima de tudo, procure fazer publicações que realmente gerem engajamento – movimentando o seu perfil e estimulando a criação de bons relacionamentos.
5 – Não subestime as CTAs
As CTAs – chamadas para a ação – exercem um papel de grande importância para transformar seguidores em clientes.
Seja para incentivar um compartilhamento, o download de um ebook ou uma compra. Portanto, essas chamadas fazem a diferença para conduzir um usuário a realizar uma ação.
Impulsione o seu marketing pessoal para se posicionar no digital
Todas as pessoas são vendedoras, independentemente da área de atuação!
Ainda mais quando se deseja conseguir mais clientes, alcançar os seus objetivos e ter resultados. A sua imagem sempre será “comprada” ou não. Nesse sentido, essa é toda a ideia do marketing pessoal.
Esse é um diferencial para o mercado de trabalho. Ou seja, para conseguir alcançar os seus objetivos, é importante que você construa uma imagem sólida e confiável de si mesma. Afinal, quando se tem autoconfiança e credibilidade, você está um passo à frente de todos os concorrentes.
Quer aprender a se posicionar no digital? Assista essa aula, em que ensino a impulsionar o seu marketing pessoal!
Ficou claro sobre como conquistar reconhecimento e autoridade, com um posicionamento digital? Se você quer saber como melhorar os seus resultados no digital, de maneira autêntica e lucrativa, conheça a Mentoria em Posicionamento Digital!!🚀❤️🔥